terça-feira, 21 de julho de 2015

Suco Verde


Olá pessoal, tudo bem?



Esta é a minha receita de suco verde que eu adoro e é muito saborosa!!

Eu gosto de fazer com água de coco. É rica em potássio, contém citocinas que protegem as células contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, é digestiva e além de nutrientes como magnésio, sódio, cálcio, fosforo é de poucas calorias e uma ótima fonte de hidratação..!

Mas, lembrando que o suco verde não faz milagres.., é uma ótima fonte de fibras e nutrientes, porém deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e bem planejada, ok?

Segue como eu faço:

INGREDIENTES:

01 copo de 250 ml de água de coco
01 folha de couve bem lavadinha e higienizada
01 maçã inteira e com casca
Gengibre a gosto
Folhas de hortelã a gosto

Bata tudo no liquidificador por alguns minutos e tome em seguir. Não precisa coar!!

Tome de preferência pela manhã em jejum, meia hora antes do café da manhã!!

A couve pode ser substituída por espinafre, salsinha.., fica ótimo, delicioso!! ou qualquer outra folha verde que vocês gostarem..


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Diferença entre os tipos de acúcar

Olá pessoal, 

segue alguns tipos de açúcar para vocês entenderem um pouco mais sobre as diferenças e fazerem suas escolhas..

Qualquer tipo de açúcar que você prefira, é preciso ficar atento para não exagerar. Qualquer tipo, até mesmo a versão light, pode provocar os problemas relacionado ao alto consumo de açúcar, como diabetes e obesidade.

Lembrando que portadores de Diabetes, devem usar adoçantes dietéticos..


Diferentes tipos de Açúcar

Refinado: açúcar branco de mesa (sacarose):  é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos.

Mascavo: é o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais.

Cristal: é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. É mais apropriado para o uso culinário.

Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas.

Light: é resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem menor sabor. Por isso, é preciso cuidado para não usar grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Açúcar Demerara: o processo de produção deste açúcar é bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado.

Melado ou Melaço: é a forma líquida extraída direto da cana-de açúcar, que também tem o poder de adoçar muito forte. Conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e é indicado para quem tem imunidade baixa, anemia, para evitar o excesso de coagulação e dar muita energia para os músculos.

Mel de Abelha: extraído de flores, merece um cuidado. Muitas pessoas acham que podem substituir o açúcar pelo mel, mas como tem muita glicose, o uso exige atenção. Este mel possui nutrientes que ajudam na imunidade, mas o consumo em excesso pode prejudicar a saúde.

Açúcar de Confeiteiro: o açúcar de confeiteiro também é conhecido como glaçucar. Os cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é encaminhado para uma peneiragem, durante a qual os cristais são separados de acordo com a granulometria. Antes de ir para o pacotinho, o açúcar recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados. O açúcar de confeiteiro é muito usado para decorar biscoitos e tortas.

Açúcar Líquido: este açúcar, também chamado de xarope simples, não é vendido nos supermercados e é utilizado frequentemente pela indústria alimentícia, para a fabricação de balas e refrigerantes.

Açúcar Vanille: este tipo de açúcar tem um leve sabor de baunilha. É o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples. Porém, pode ser difícil encontrar este ingrediente em algumas regiões do país.

Xarope Invertido: esta variedade é uma mistura de três tipos de substâncias adoçantes. Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, é uma solução aquosa, fácil de ser armazenada. Também é muito utilizado na indústria alimentícia por agir contra a cristalização nos alimentos já preparados.  Frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos levam o ingrediente em sua composição.




Fontes:
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/nutricionista-fala-sobre-vantagens-e-diferencas-dos-tipos-de-acucar.html - http://drauziovarella.com.br/obesidade/conheca-a-diferenca-entre-os-diversos-tipos-de-acucar




Benefícios do Suco Verde



Olá pessoal,

eu li esse texto da Drª Lidivânia Nascimento, nutricionista do Portal NutriTotal e achei muito interessante e bem clara as informações.., achei legal que vocês lessem também. Por isso, coloquei aqui na íntegra para que vocês conheçam um pouco mais sobre o suco verde. São informações baseadas em estudos científicos e não em modismo!

Ainda assim, devemos ter cuidado ao ingerir o suco verde, "que deve fazer parte de um plano alimentar saudável" e sempre com orientação de um nutricionista!! !


Benefícios do Suco Verde:


O suco verde não tem uma composição definida quanto aos seus ingredientes, mas independente de sua composição tem o objetivo de promover a diminuição da retenção hídrica, favorecer a perda de peso corporal e oferecer propriedades desintoxicantes.

As frutas e legumes usados na preparação transformam o suco verde em uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, há um grande interesse entre os pesquisadores em suas diferentes propriedades funcionais, como a melhora da função imunológica e do sistema de defesa do organismo humano no combate aos radicais livres.

Um estudo experimental utilizou dos seguintes ingredientes para formular o suco verde: suco de laranja, maçã, alface, couve e pepino, e demonstrou que o consumo pode favorecer o controle do peso corporal, prevenindo a obesidade, além de ser uma boa fonte de antioxidantes.

O estudo citado foi do tipo experimental com ratos do tipo Wister divididos aleatoriamente em três grupos: Grupo 1 (Suco verde), Grupo 2 (Suco de laranja) e Grupo 3 (Água), e todos receberem 5 ml/kg  durante 15 dias dos líquidos correspondentes a cada grupo. Os resultados mostraram que o Grupo 1 teve menor ganho de peso, e que o suco verde ofereceu maior atividade antioxidante. Porém, quando analisado o teor de ácido fenólico total, não houve qualquer diferença quando comparado ao suco de laranja.

Demais estudos mostram que o suco verde é uma boa fonte de antioxidantes que auxilia na redução do peso corporal e lipoperoxidação. Mas, é necessário ressaltar que atualmente há poucos estudos experimentais que nos faça entender melhor os efeitos do suco verde, por isso, os pesquisadores advertem que apesar de promissor, deve ser ingerido com cautela.

Listamos abaixo alguns exemplos de alimentos que podem compor um suco verde e suas propriedades nutricionais:

Maçã: possui uma concentração relativamente elevada de polifenóis e diversos fitoquímicos, como ácido caféico, antocianinas, quercetina, catequinas e procianidinas.

Laranja: contém bons níveis de potássio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas C, E, B1, B6, niacina, riboflavina, folato e carotenóides. Além de antioxidantes, como β-criptoxantina, e compostos bioativos como flavonóides e proantocianidinas.

Couve: contém vitaminas E, C, B1 e B2, além de selênio, cobre, manganês, zinco, e compostos fenólicos. É fonte de fibras, isotiocianatos e inibi a atividade da HMG-CoA redutase, enzima relacionada ao perfil lipídico sérico.

Alface: oferece potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco e enxofre, e também é fonte de pigmentos fotossintéticos como clorofila, carotenóides e outros fitoquímicos.

Pepino: contém cálcio, fosfóro, ferro vitaminas do complexo B e C, algumas enzimas catalizadoras como as oxidases e desidrogenases, ácido láctico, compostos polifenóis, como flavonóides e proantocianidinas que justificam sua atividade antioxidante.



Autora: Drª Lidivânia Nascimento - Nutricionista
Portal NutriTotal http://www.nutritotal.com.br




sexta-feira, 17 de julho de 2015

Torta de Liquidificador

Olá pessoal, tudo bem?


Essa massa de liquidificador é super fácil, prática e saborosa e eu gosto muito de fazer para minha família! Em dias de correria principalmente é uma ótima opção..

Segue os ingredientes:

1 ovo
1 xícara de chá de leite desnatado
1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
1 pitada de orégano
100 g de queijo parmesão ralado
6  a 7 colheres  de sopa de farinha de trigo integral, 
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique uma massa homogênea. A massa não pode ficar nem muito dura e nem muito líquida, ok?

Recheio a gosto!

Unte uma forma ou pirex com azeite, adicione uma parte da massa, o recheio de sua escolha e o restante da massa.. Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos em fogo baixo. Quando a massa ficar douradinha está pronta!

Eu fiz com frango desfiado e alho poró e ficou uma delícia!! Mas já fiz várias variações de recheios também.., com atum light  fica ótimo!

Carne Assada

Olá pessoal, hoje eu vou mostrar como eu faço a minha carne assada.

Vocês podem pensar:.."carne assada?, todo mundo sabe fazer.." Sim, sabem! Mas, muita gente não faz por achar que dá muito trabalho, que tem que deixar marinando de um dia para o outro, etc, etc..

Eu preparo tudo na hora, às vezes a carne está até congelada!!!

Segue a minha receita de hoje:

INGREDIENTES

1,5 kg de lagarto
3 batatas médias cortadas em quatro
1 cenoura média cortada e fatias

Temperos:
4 colheres de sopa de alho moído
2 cebolas grandes cortadas e tiras
2 folhas de loro
2 colheres de sopa de ketchup
1 colhes de sopa de mostarda escura
Salsinha e cebolinha a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Sal a gosto

Azeite extra virgem para dourar

MODO DE PREPARO

Limpar e temperar a carne com todos os temperos. Se quiser e se tiver tempo, deixar descansar por 1 hora.

Dourar bem a carne em uma panela de pressão com o azeite em todos os lados. Tirar os temperos antes de dourar e reservar.

Acrescentar as batatas, a cenoura, todos os temperinhos e água até cobrir tudo. Prove para ver se está bom de sal!

Deixe cozinhar em panela de pressão por 20 minutos após pressão. Nesse tempo ela fica mal passada.

Retire a carne com cuidado da panela e fatie bem fininha..

- O cozimento vai depender do tempo que você deixar, se você quiser mais ao ponto ou mal passada ou desfiada, você controla o tempo com mais ou menos tempo de cozimento. Com 20 min que eu deixei a minha ficou mal passada, do jeito que eu gosto!

- Mas já fiz desfiando tipo carne louca com 1 hora de cozimento mais ou menos e sempre verificando a água no meio do tempo, se estiver secando pode colocar mais um pouco. 

- Quando eu faço a carne louca eu coloco outros ingredientes depois do tempo de cozimento: 1/2 pimentão, amarelo, verde e vermelho, 1 cebola grande cortada em fatias, salsinha, 1/2 xícara de azeitonas preta e verde picadas, 1/2 xícara de alcaparras .. Volto a carne ao fogo baixo e misturo todos esses ingredientes crús e vou mexendo até a carne desfiar e incorporar os ingredientes todos..

- Se quiser pode colocar 1/2 xícara de vinho tinto seco e 2 colheres de sopa de molho inglês..

- Se a carne estiver congelada, pode colocar a carne congelada e todos os ingrediente na panela de pressão, a água até cobrir e deixar por 1 hora no cozimento, verificando a água no meio do tempo.., se estiver secando pode colocar mais um pouco..! Parece que não.., mas fica ótima e bem saborosa, eu já fiz e deu certo!!



Aproveitem!



Diferença entre os tipos de sal





AutoraAlweyd Tesser




Atualmente, pode-se encontrar diversos tipos de sal no supermercado: sal rosa do Himalaia, flor de sal, refinado, defumado, negro, marinho, entre outros. Apesar de todos possuírem sódio em sua composição, existem algumas diferenças entre eles, como a quantidade de sódio e de outros minerais, além de diferenças de textura e sabor.

sal de cozinha ou “refinado” é o mais utilizado na culinária. O iodo foi adicionado ao sal pela primeira vez em meados de 1920 para combater uma epidemia de hipertireoidismo e o bócio. O sal é processado para remover impurezas, o que reduz os teores de minerais, e por ter uma textura fina pode ser misturado de forma mais homogênea. O sal grosso evita o ressecamento dos alimentos por não ter passado pelo processo de refinamento e apresenta a mesma quantidade de sódio do sal de cozinha.

sal líquido é obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral. Com embalagem contendo 250 ml, trata-se do primeiro e único sal iodado do Brasil apresentado na forma líquida. Com sabor suave, o sal líquido pode ser usado em todos os alimentos, sem alterar suas características.

sal light apresenta um reduzido teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Geralmente é indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo, pois o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares.

sal marinho é mais caro do que o sal de cozinha por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação. Não é tão processado, preservando mais os sais minerais. Pode ser grosso, fino ou em flocos e dependendo da região que é retirado e da composição de minerais pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores.

sal do Himalaia é encontrado aos “pés” do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave. 

Existem diferentes tipos de sais defumados. No entanto, os mais tradicionais e cobiçados são o franceses. O sal defumado francês é feito com cristais de flor de sal defumados lentamente em fumaça fria resultante da queima de ripas de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho chardonnay. Já o sal defumado dinamarquês é feito segundo a tradição viking: após a evaporação da água do mar, o sal é secado em recipiente aberto sobre uma fogueira fumacenta, feita com galhos de madeiras aromáticas, como carvalho e cerejeira.

sal do Havaí possui coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.

sal negro é um sal não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição, ele tem um forte sabor sulfuroso. Outro fator que chama a atenção é a cor cinza rosada, que evidencia sua origem vulcânica. Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro.

flor de sal contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento. 

sal kosher é utilizado para preparar carnes kosher, por remover o sangue da carne rapidamente. Não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha e não é iodado.

A tabela abaixo mostra a quantidade de sódio presente nos diferentes tipos de sal.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir por dia, 2,4 gramas de sódio, o que equivale a 6 gramas de sal refinado. De acordo com o Consensus Action on Salt and Health (CASH), o consumo excessivo de sal está ligado não somente ao aparecimento da hipertensão, mas também a outras doenças, como osteoporose, câncer de estômago, asma e obesidade.

Entretanto, o sal, se consumido com moderação, proporciona ao organismo humano a quantidade necessária de sódio e cloro, proporcionando um equilíbrio hídrico, evitando a desidratação do organismo e preservando a atividade muscular e nervosa.



terça-feira, 14 de julho de 2015

Frango Desfiado

Olá, 



este frango desfiado que eu costumo fazer é super fácil e prático e vocês podem fazer até com o frango ainda congelado..

Ele é a base de todas as receitas que eu faço com frango desfiado, patês, tortas, recheios para tapioca, strogonoff, sanduíches, croquetes, etc, etc...

E ele fica tão saboroso que você pode comer até puro, só ele como prato principal.., delicioso!

Segue a minha receita:)

INGREDIENTES:


2 kg de peito de frango (sem osso)

1 un de tomate picado sem pele

2 cebolas grandes
1/2 cenoura ralada
2 batatas médias cortadas em cubos
Alho a gosto
Azeite extra virgem
Temperos a gosto: sal, salsinha, pimenta do reino moída na hora, etc..

MODO DE PREPARO:

Fazer um refogado em panela de pressão com o azeite a cebola e o alho, adicionar o peito de frango (e não precisa picar), a cenoura, batata, tomate e os temperos  a gosto. Misturar bem!

Acrescentar água até cobrir tudo.

Deixar cozinhar por mais ou menos 20 minutos, após a pressão. No meio deste tempo dar uma olhada para ver se não está secando demais e verificar se o frango já está em ponto de desfiar.. O ponto de desfiar é quando você aperta com uma colher e o frango já desfia sem fazer nenhum esforço! Se estiver ainda rígido, voltar para a pressão, até que desfie com facilidade!! E pronto!

Caso o frango esteja congelado, pode colocar congelado mesmo na panela de pressão, mas deve-se aumentar um pouco a quantidade de água e de tempo de cozimento também.., sempre verificando no meio do tempo se a água não está secando e se o frango já está em ponto de desfiar, ok?

Você pode controlar a água de cozimento acrescentando mais, se quiser com mais caldinho..

Se você quiser um frango desfiado bem sequinho, pode coar e guardar o caldinho congelado e usar em outras preparações.., super nutritivo!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Patê de Frango com Ricota

Olá pessoal,

Resultado de imagem para pate de frango com ricotaessa receita é muito fácil de fazer e o creme de ricota que nós vamos preparar aqui serve como base para qualquer sabor de patê; você pode até comer o creme de ricota puro, só com os temperinhos básicos sem o ingrediente de patê, que no caso aqui é o frango... 

E o frango pode ser substituído por atum ralado light, azeitonas, etc...

Vejam só:

INGREDIENTES:

200g de peito de frango cozido e desfiado
150g de ricota fresca
Salsinha e cebolinha picada a gosto
Azeite extra virgem à gosto (+/_ 1 colherinha de sobremesa)
Noz-moscada recém moída a gosto
Sal e pimenta-do-reino recém moída a gosto
6 fatias de pão integral (3 sanduíches)
Folhas de alface e rúcula e rodelas de tomate


MODO DE PREPARO:

1- Amasse a ricota com um garfo ou passe no mix com todos os temperinhos, separe em uma vasilha, acrescente o frango desfiado.., se quiser acrescentar mais algum temperinho pode acrescentar!

2- Distribua o patê nas fatias de pão, coloque as folhas de alface e rúcula e as rodelas de tomate e feche os sanduíches.

4- Corte ao meio e sirva em seguida. Delícia!!!

Resultado de imagem para pate de frango com ricota
Fonte: Receitas GVT